Os 7 Benefícios do Sexo para saúde.

Que o sexo sempre regeu a vida do ser humano, pela reprodução ou pelo prazer isso já sabemos. Mas existem alguns fatos curiosos, sobre essa prática tão comum para todos nós, ou quase todos.

O médico brasileiro Flávio Gikovate, especialista em sexologia, sempre teve como preocupação desmitificar o tema e trazê-lo de forma didática.

Mesmo o tema tendo muitos preconceitos, não se pode negar os benefícios. O estudo científico do sexo e da sexualidade datam desde o período grego, onde já se encontrava o tema nos pergaminhos antigos. Mas a sexologia como ciência, como o termo “sexologia”, foi consolidado no fim do século XIX e cada vez mais a sexualidade humana vem realizando descobertas incríveis.

Sexo e amor continuam a ser entendidos como parte do mesmo impulso instintivo, quando, na verdade, são impulsos autônomos – e não raramente antagônicos.”

Com toda a pesquisa da ciência no assunto, diversos estudos comprovam que sexo faz bem à saúde. Saúde e sexo estão relacionados. Diversas pesquisas comprovam os benefícios do sexo para a saúde. Veja alguns deles!

A saúde Sexual é um estado de completo bem-estar físico, emocional, mental associado à sexualidade e não só à ausência de doença ou enfermidade”
– Organização Mundial de Saúde

Conheça alguns benefícios sobre o sexo

01. Reduz os níveis de estresse

Essa é uma constatação certeira mesmo para os leigos: O sexo libera endorfina, que ajuda a aumentar a sensação de bem-estar e reduzir o estresse.
Além da endorfina, também liberamos a oxitocina, o famoso “hormônio do amor”. Assim, além de ser uma forma prazerosa de relaxar, o sexo ajuda a elevar a conexão com outras pessoas.


“Só se deve tomar cuidado para não transformar o sexo a dois numa mera descarga de estresse”.

02. Melhora o sono

Ninguém merece uma noite mal dormida, não existe pessoa que mantenha o bom humor assim, além das dores físicas que podem acarretar.

Já comprovado cientificamente, é que a relação sexual favorece o relaxamento muscular e antes de dormir, faz com que o sono seja muito melhor. Isso acontece porque, com o orgasmo, o cérebro libera inúmeras substâncias que agem imediatamente no corpo, o que faz com que se sinta bem-estar, o que é muito favorável ao sono.

03. Melhora a memória

Sexo é capaz de criar neurônios… ou seja produz massa cerebral. Ele auxilia na cognição (nossa capacidade de aprendizado, interpretação e fixação) , que é parte fundamental da prevenção de doenças mentais e demência na terceira idade. Idosos que mantém a vida sexual ativa, afastam os riscos dessas doenças.

04. Fortalece o sistema imunológico

Com a pandemia aí, esse benefício é ótimo pra situação. Transar deixa a imunidade maior, então bora estimular nosso sistema…

É solteiro, temos uma notícia boa, aquele prazer solitário também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Conforme estudos a excitação, masturbação e ejaculação elevam os glóbulos brancos no sangue. Que são fundamentais para aumentar nosso sistema imunológico. Bora se curtir também.

05. Alivia a dor de cabeça

Conforme pesquisadores alemães, da Universidade de Münster, divulgaram que 1 a cada 5 pacientes se viu livre das dores de cefaleia ou enxaqueca após uma relação sexual ou teve redução significativa nos sintomas. Conforme a teoria, a liberação de hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar no corpo durante a relação sexual, auxiliam no processo de cura.

06. Faz bem para o coração das mulheres

Sim, esse bilhete é verdadeiro.

Segundo estudo realizado com mulheres de idade mais avançada, mostrou que o sexo feito com frequência, evita problemas cardíacos.

07. Eleva a autoestima

O cérebro é um dos mais beneficiados com a relação sexual. Afina, todo o sistema nervoso é controlado por ele, como também a liberação de hormônios e emoções. Sendo assim, na transa, há liberação de hormônios do prazer e bem estar, fazendo nossa autoestima seja atingida.

A autoestima melhora porque o indivíduo se sente desejado pelo outro
Psicóloga Ana Canosa, de São Paulo

Além dos benefícios psicológicos, esse processo de autoconhecimento e consciência corporal daqueles que enxergam no sexo não só uma fonte de prazer, mas uma maneira de conhecer a si mesmo, é uma das melhores formas de se empoderar e elevar a autoestima.